![]() | “Preparem-se porque, a partir de agora, vou contar uma história de amor louca, insólita, humana, demasiadamente humana, imprevisível, improvável, mas bem real: a história da minha vida, que se mescla e se confunde com a da minha geração, do nosso país e de nosso tempo.” |
Um dos ícones da rebeldia brasileira da década de 80, Lobão ganha uma biografia “escrita a quatro mãos” por ele em parceria com o jornalista Claudio Tognolli. “50 Anos a Mil” foi considerado o maior livro já escrito sobre um roqueiro brasileiro. Tem 752 páginas e foi lançado pela editora Nova Fronteira.
Os dois autores compartilham experiências: acumulam muitos processos na bagagem, gostam de rock’n roll e sabem o poder que a mídia e a justiça têm sobre a imagem das pessoas. E foi assim que começou a parceria que deu vida ao livro. Claudio Tognolli é um dos maiores jornalistas investigativos do país. Lobão sabia que, para que sua biografia fosse real o suficiente, precisaria de alguém que soubesse fazer uma boa pesquisa.
Tognolli, que tem formação em psicanálise, aproveita a publicação para fazer um “estudo” sobre as aventuras de Lobão, que vai desde parcerias clássicas a trocas de tiros com a polícia e envolvimento com traficantes dentro da cadeia.
Entre as diversas situações relatadas no livro, uma das mais chocantes está no início; Lobão narra suas sensações durante o velório de um de seus maiores amigos, o jornalista Júlio Barroso. O músico, que na ocasião estava acompanhado de Cazuza, retrata o desespero de perder seu parceiro e a incerteza que cercava sua carreira. Lobão conta também como se tornou “assessor de imprensa” do Comando Vermelho quando foi preso com porte de droga.
Tognolli recorreu a bancos de dados e fez uma pesquisa massiva em cima de tudo o que já foi publicado sobre o músico para colaborar com a biografia. O resultado é assustador. Denúncias e processos mostram que a imagem negativa e sempre às margens da música brasileira que Lobão ganhou foi fruto de uma “teoria conspiratória” de conteúdos somados ao que a imprensa publicava a seu respeito e documentos judiciais. Isso fez com que seus atos tomassem formas de efeito dominó. De acordo com o próprio músico, o livro é sua chance de mostrar que não foi nada daquilo. A sua chance de recontar sua própria história.
E para o lançamento do livro, Lobão decidiu disponibilizar duas músicas inéditas para download gratuitamente, confira as letras dessas músicas:
SONG FOR SAMPA Eu ainda nem senti o que faz você brilhar e os automóveis passam pelas ruas Caminhando com ninguém a cidade ao meu redor eu quero um alento para um recomeço e vai acontecer eu vou te encontrar pra gente sair, sonhar feliz pelas noites sem luar e de que vale o céu se a nebulosa de faróis vem me dizer que isso é pra sempre Passageiros no metrô rua Augusta e roquenrou eu penso, essa é minha cidade eu jamais vou te esquecer vou sempre te amar mesmo em algum tempo depois do futuro | Das tripas, coração Quem foi que disse a você, quero saber, |
Para fazer o download, basta preencher um pequeno cadastro aqui!
E as surpresas não param por aí! Foi disponibilizado também um trecho do livro para que possamos ter idéia do que esperar de seu conteúdo.
Faça o download, leia e tire suas próprias conclusões. Clique aqui para baixar o trecho em formato PDF!
Confira a gravação de uma jam session, o chat feito com o Lobão e muito mais!
Compre o livro on-line aqui!
Mais informações:
- Site Oficial: http://www.lobao.com.br
- Site do Livro: http://www.ediouro.com.br/50anosamil
- Twitter: http://twitter.com/lobaoeletrico
- Facebook: http://www.facebook.com/joao.filho1
- MySpace: http://www.myspace.com/lobaouniversoparalelo
- Tumblr: http://josoylobon.tumblr.com
Via Catraca Livre / Lobão / 50 Anos a Mil
Nenhum comentário:
Postar um comentário