segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Review Workshop Square @clubgarage


No último sábado, 11/12, foi realizado no clube Garage em Cuiabá um Workshop sobre o software de discotecagem Traktor e sobre a CDJ 2000 Pioneer.

A iniciativa é do projeto Square, que tá dando uma sacudida na cena local de música eletrônica com a competição semanal entre djs de MT no Democrata Pub e agora com esse workshop.


 
Traktor Scratch Pro

A primeira palestra foi feita pelo dj e produtor LC Junior, de Cuiabá, que falou sobre o Traktor Scratch Pro da Native Instruments, dando várias dicas sobre a utilização do software para a discotecagem de 4 tracks simultâneas, dicas sobre loopings, ajuste de beat grids, efeitos e ainda esclareceu algumas dúvidas dos presentes sobre a controladora X1 da Native desenvolvida especialmente para o Traktor.

LC Junior fala sobre o Traktor

A segunda palestra deveria ter sido ministrada pelo também dj e produtor Felini, de Cuiabá, porém um problema em seu notebook inviabilizou a apresentação, assim, adiantando a próxima palestra.

CDJ 2000 Piooner

A última palestra foi feita por Júnior C, também dj e produtor que seria mais tarde a apresentação principal do clube, que falou sobre a CDJ 2000 da Pioneer. Essa palestra foi extramemente interessante, a CDJ 2000 é uma verdadeira revolução, e nos dá pistas do que será o futuro da música eletrônica, onde o dj se preocupa com a performace e personalização da música sendo tocada, transformando cada gig em uma apresentação diferente e personalizada!

Equipada com uma enorme tela de LCD, a CDJ 2000 é capaz de exibir informações da música, capas de álbuns, dados da música carregada e outras informações avançadas sobre o arquivo. Além da tela WQVGA (480×234), a CDJ 2000 traz várias outras melhorias em relação aos modelos anteriores. Pra começar, ela tem uma área sensível ao toque, chamada de "Needle Pad", que permite ao usuário pular para um momento específico da música com um movimento do dedo e uma das novidades mais legais é que agora ela também serve como um controlador MIDI para softwares como o Traktor ou Ableton, com todos os seus 35 botões livres para manipulação musical.  Durante a palestra inclusive, Junior C demonstrou quão rápido é a configuração das cdjs para controlarem o traktor em um notebook apple simplesmente conectando o cabo usb da cdj diretamente no notebook.

Por último, foi demonstrada a tecnologia "Pro DJ Link" da Pioneer, que permite a conexão a qualquer fonte de dados externa, como um pen drive ou hd externo e ainda conectar uma CDJ 2000 a outra, ou várias através de um hub comum, permitindo assim que todas possam compartilhar informações entre si, inclusive do pen drive contendo as músicas. Aliás, a questão de fontes de informação merece um comentário a parte : ela permite que você toque músicas provenientes de um pen drive, hd externo, cartão sd, cd e dvd, regraváveis ou não! É mole?

Júnior C explica detalhes da CDJ 2000

Só digo o seguinte, iniciativas assim devem ser valorizadas, e a integração entre os djs locais é muito boa. Foi interessante ver djs que tocam em mídias diferentes, como o vinil, cd e em softwares utilizando controladoras,  trocando informações sem fanatismo em defender seu estilo ou técnica preferida, mas sim com o objetivo de crescimento profissional e troca de experiências.

Valeu muito a pena, quem foi não se arrependeu e quem não foi, simplesmente perdeu uma boa oportunidade de aumentar seus conhecimentos e rede de relacionamentos.

Outra coisa muito legal também, é que todos os participantes do workshop tiveram seus nomes liberados para a noite onde Júnior C se apresentou utilizando as CDJs 2000 do club Garage!

Só fica uma sugestão para os próximos eventos semelhantes a esse, que o bar esteja aberto, pelo menos com um atendente. O workshop foi das 5 da tarde até quase 10 da noite, e o evento lembrou muito as tardes de after onde djs trocam idéias sobre os equipamentos e técnicas, saboreando uma boa cervejinha.. hehehe

Veja abaixo uma compilação de alguns vídeos e fotos feitas durante o workshop e vídeos de divulgação dos temas discutidos:




 




Agradecimentos especiais a Elini Jaudy (@elinijaudy) e aos parceiros do Factoide que tiveram a iniciativa do projeto.

Mais infos:
- http://www.myspace.com/djjuniorc
- http://twitter.com/Junior_C
- http://www.pioneerelectronics.com/PUSA/Products/ProDJ/TabletopPlayers/CD+Players/CDJ-2000

- http://www.myspace.com/lcjuniorlc
- http://twitter.com/lc_junior
- http://www.native-instruments.com/en/products/dj/traktor-scratch-pro

- http://factoide.wordpress.com/square
- http://twitter.com/Squareprojeto

- http://www.clubgarage.com.br/
- http://twitter.com/clubgarage

Veja também:

- Traktor Kontrol S4, da Native Instruments.

2 comentários: