sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Chapada dos Guimarães recebe festival de jazz



Pela ordem: André Vasconcellos, Ebinho Cardoso e Filó Machado Trio são atrações de festival

Pela segunda vez no Estado, o "Chapada In Jazz", festival de jazz em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), começa na sexta-feira (9) e prossegue até domingo (11).
Entre os diferenciais deste e do primeiro ano do evento, que ocorreu em 2009, estão atrações internacionais de peso no estilo.


Além disso, o Chapada In Jazz deste ano conta com a exposição "No Coração da América do Sul", de Izan Petterle. No total, serão 40 fotografias do renomado fotógrafo mato-grossense, que figura entre os profissionais da revista National Geographic Brasil.

A ideia de Petterle, segundo assessoria do festival, é prestar uma homenagem ao povo de Chapada, localizada no Centro Geodésico da América do Sul.

Quem também coloca os pés e a música na segunda edição do Chapada In Jazz é o baixista Ebinho Cardoso, mato-grossense, que, recentemente, se mudou para Boston (EUA). Curador do evento, Ebinho se apresenta duas vezes.
A primeira é com a banda Elements Trio, formada por ele, pelo norte-americano Grant Stinnett e peo brasileiro Sérgio Groove. O trio tem um CD lançado, o Elements.

O projeto de formação da banda é resultado da ida dos brasileiros aos Estados Unidos, no New Hampshire Bass Festival, e no curso de inverno Bass Workout, ambos eventos onde baixistas do mundo inteiro se encontram para estudar e ministrar aulas.

A segunda apresentação do baixista Ebinho é com a banda Ebinho Cardoso Quarteto, formada também por Eduardo Taufic, no piano, André Vasconcellos, no baixo, e Sandro Souza, na bateria.
O baixista carioca André Vasconcellos também sobe ao palco, em apresentação solo no Chapada In Jazz. Completam a festa musical, com direito a diversidade de estados, Pedro Martins Quarteto e a banda Aquário, do Distrito Federal, Filó Machado Trio, de São Paulo, Léo Gandelman, do Rio de Janeiro, e a mato-grossense Abagaba.
O festival será na Rua dos Restaurantes e no Calçadão Quinco Caldas, no centro de Chapada dos Guimarães. A entrada é gratuita.

Vamos falar de jazz?
Originário da região de Nova Orleans, Estados Unidos, o jazz, historicamente, foi marcado por preconceitos e, por algum tempo, não considerado música por sua origem mais próxima à cultura afro-americana.
Nascido no início do século XX e marcado a princípio pela blues notes (canções de trabalho praticadas pelos povos afro-americanos), polirritima, chamada e resposta e, muito comumente, pela improvisação, o jazz teve como grandes intérpretes Ray Charles, Billie Holiday, Frank Sinatra, Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, entre outros.
No Brasil, os instrumentistas dominam a cena e revelam nome como Toninho Horta, que, recentemente, se apresentou em Cuiabá, além de Ademir Jr, Idriss Boudrioua, Fábio Korsakov, Marcos Motta e tantos outros.

Do gueto, o jazz tomou os palcos e o respeito em todo o mundo e, atualmente, grandes festivais do estilo ocorrem, como o Chapada In Jazz.

Confira a programação completa:
09/09 (Sexta)

19h30 - Exposição: No Coração da America do Sul
Fotografo: Izan Petterle
Local: Praça Dom Wunibaldo
20h - Aquário (DF)
21h - Elements Trio (USA)
22h - André Vasconcellos Quinteto (RJ)

10/09 (Sábado)

20h - Pedro Martins Quarteto (DF)
21h - Léo Gandelman (RJ)
22h - Filó Machado Trio (SP)

11/09 (Domingo)

17h - Abagaba (MT)
18h - Ebinho Cardoso Quarteto (MT)

 

Via ISA SOUSA Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário